sábado, 12 de março de 2011

DROGAS QUE ACALMAM A MENTE

Como o nome indica estas drogas têm acção de acalmar a mente, sendo indicadas, em pacientes com sintomas de foro mental como irritabilidade, insonia, ansiedade, etc…
Existem 2 categorias principais neste grupo de drogas: (1) drogas que acalmam a mente – tranquilizadoras sedativas – e (2) drogas tónicas do coração que acalmam a mente – tranquilizadoras tónicas do coração –.
As drogas que acalmam a mente são minerais ou conchas como a hematitum, os draconis, concha ostreae, magnetitum, fluoritum. A sua função tradicional deve-se ao peso e densidade destes materiais. Eles tem a função de pesar sobre o coração (palpitações com ansiedade, irritabilidade, insónia, etc…) e o fígado (cefaleia, tonturas, alterações emocionais, grandes estados de irritabilidade, etc…). Outros sintomas como epilepsia e convulsões também são tratados por estas drogas. Além de propriedades pesadas possuem natureza fria o que os torna muitos usados em padrões de calor.

Estas drogas também possuem acção sobre o Pulmão, no tratamento da tosse, e sobre o estômago no tratamento da rebelião do Qi do Estômago (vómitos, náuseas, etc…). No entanto a sua acção sobre o estômago é limitada uma vez que estes minerais são tóxicos. Eles não podem ser tomados durante longos períodos com risco de prejudicar o Baço e o estômago. Em caso de uso prolongado devem ser combinadas com drogas tônicas do Baço e Estômago, de forma a proteger estes 2 órgãos.
As drogas que tonificam o coração e acalmam a mente são usadas no tratamento de palpitações com ansiedade ou outros problemas mentais e tem a função de tonificar o Yin, o Qi e o Sangue. São, como tal, usadas no tratamento de padrões de deficiência e não de plenitude. Ao contrário das anteriores não são maioritariamente minerais mas sim sementes de plantas.
Entre as várias drogas encontra-se: frusta ferri, sémen biotae orientalis, radix poligalae tenuifoliae, caulis polygoni multiflori, etc…
Este conjunto de drogas costuma associar-se a outras drogas de forma a intervir mais eficazmente em alguns padrões clínicos. Assim sendo, em padrões de calor (fogo) no coração, onde os sintomas de calor se associam a sintomas psicológicos podem ser tratados recorrendo a drogas tranquilizantes e drogas eliminadoras de calor com tropismo para o canal do coração.
Hiperactividade de yang do fígado com sintomas psicológicos é tratada recorrendo a drogas tranquilizantes e drogas que acalmam o yang do fígado. Em padrões de vento do fígado a combinação das drogas tranquilizantes é feita com drogas que eliminam vento ou anti-convulsivas.
Nos padrões de deficiência as drogas tranquilizantes associam-se às drogas tónicas (qi, yin, yang, sangue). Devemos, no entanto, não esquecer a diferenciação dentro das drogas tranquilizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário