sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que é Qi Gong?

O que é o Qi Gong?

qigongO termo Qi Gong (denominado também por vezes de “Chi Kung”) é uma poderosa arte milenar chinesa, considerada por muitos “ A Arte da Longevidade” que tem como objectivo o controlo e orientação da  energia no corpo humano.
A palavra chinesa “Qi”, na sua essência, tem um significado muito lato e complexo era a essência da matéria, incluindo quando acrescido de “guan zi “ os cinco cereais da terra e as estrelas do céu e tudo o que tem vida entre o céu e a terra.
Para mais fácil compreensão, vemos que o Qi  é muitas vezes denominado de “sopro da Vida”, “Energia Vital”, ou simplesmente  energia…  Há quem a defina como a,  cientificamente provada e mensurável,  bioenergia que circula no corpo humano. Outros definem simplesmente como a energia que provem do ar (através da respiração) e dos alimentos. A total compreensão vai ficando mais clara com o tempo de pratica e com o nível do praticante.
A palavra “Gong”   tem o significado de trabalho. Trabalho este que exige esforço, empenho, disciplina  e dedicação.
Assim o termo Qi Gong pode resumir-se como  a combinação de dois conceitos: “Qi” que pode ser visto como ar, sopro da vida ou energia vital que circula no corpo; e “Gong” como a  capacidade de disciplina para trabalhar, cultivar e equilibrar o Qi.

Objectivos e Prática do  Qi Gong

É de referir que a pratica de Qi Gong, embora sendo ainda uma arte pouco conhecida no Ocidente, é feita diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, nomeadamente na China e no Oriente, sendo encarado como pratica diária, fundamental à manutenção  da saúde  do bem estar.
A pratica de Qi Gong passa pela realização de movimentos e posturas, coordenados com exercícios e concentrações mentais assim  como com exercícios respiratórios.
A coordenação destes 3 aspectos: componente física, componente respiratória  e uma forte componente mental (consciência)  trazem a grande diferenciação ao Qi Gong.
Sendo  o Qi Gong parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, conjugação da pratica com a existência dos Meridianos vai permitir potenciar e acelerando a concretização de resultados.
O reequilíbrio físico e energético, o “retorno à Natureza e às condições naturais”, permite a prevenção da doença e manutenção, melhoria e/ou recuperação do estado de Saude físico e mental do praticante.
Os 5 Grandes Objectivos do Qi Gong são:
  • Regular o Corpo
  • Regular a Respiração
  • Regular a Mente
  • Regular o Qi
  • Regular o Espírito

VAMOS PRATICAR !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário